blog florescer

Série Jacó – Parte I

Olá meninas,

Hoje vamos iniciar mais uma série, conheceremos mais sobre Jacó. Os planos da vida dele já estavam traçados por Deus antes mesmo de nascer, ele daria continuidade da promessa que Deus fez ao seu avô Abraão (de uma descendência numerosa).  Como muitas vezes acontece conosco, Jacó tinha a promessa, mas não teve a paciência e muitos tropeços aconteceram na sua história. Respire fundo e vamos lá!

Isaac, famoso filho de Abraão, casou-se com Rebeca, uma linda mulher (qualquer dia falo sobre esse magnífico romance). Rebecca era estéril assim como sua sogra Sara, mas com muita fé Isaac suplicou a Deus um filho e então eles foram abençoados e Rebecca ficou grávida de gêmeos. Durante sua gestação os bebês brigavam muito no ventre da sua mãe, então a profecia foi revelada.

“E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.” Gênesis 25:23

E chegando o dia do nascimento, o primeiro a sair foi Esaú e logo em seguida seu irmão, e por estar agarrado no tornozelo do mais velho recebeu o nome de Jacó (usurpador). Antes mesmo do nascimento percebe-se a rivalidade entre os dois, e com o passar do tempo as diferenças só aumentaram. Esaú amava caçar e era o preferido do seu pai, Jacó gostava de ficar em casa cozinhando, o adorado por sua mãe.

“E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú. E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó.” Gênesis 25:26

Então meninas, nesse iniciozinho de história conseguimos entender que Deus reponde as orações, assim como respondeu a de Isaac com dois filhos (porção dobrada). Também nos revela que há um propósito em nossas vidas. Ele tem um plano para cada um de nós, e esse plano vai se cumprir, não precisamos ficar puxando o outro para baixo para que o propósito se cumpra. Jacó tinha a promessa, mas também teve presa, e isso desagradou a Deus, pois ele não soube esperar o tempo certo para que o Senhor abençoa-se.

Você tem a promessa, agora espera!

Beijos da Cel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *